terça-feira, 29 de dezembro de 2015

29 de Novembro de 2015 - Parte II

A presença do Telhal neste dia com os miúdos foi como que a cereja no topo do bolo. A presença deles, a dos seus padrinhos, dos seus familiares e dos muitos amigos que estiveram neste dia foi mesmo importante... Só agora, com o passar de todo este tempo, é que percebo que estiveram os que tinham mesmo que estar. Quer no dia, quer na noite de oração! Estiveram os que faz sentido, os que apostam no futuro, os que têm o coração no movimento.
Depois da euforia da chegada dos utentes, fomos para dentro da igreja e claro a missa foi um momento muito bonito. Eles portaram-se lindamente (falo como se meninos pequenos se tratassem!!!), leram e cantaram muito bem, estiveram felizes e de sorriso transbordante... Foram também muitos os amigos JMV que se juntaram a este momento e nesta alegria! Mas o ponto alto foi o momento, após a homilia, em que eles são chamados a, diante do altar, afirmar de coração cheio que querem fazer parte desta associação de jovens... Eu, pessoalmente, estava super nervosa mas imensamente feliz! Primeiro foram apresentados à assembleia ali reunida, depois disseram as suas intenções, colocaram os seus compromissos junto de Nossa Senhora das Graças e depois, já com a presença, exemplo e apoio dos seus padrinhos receberam o Espírito Santo e finalmente o Lenço da JMV! 
O lenço da JMV é a marca de que pertencem mesmo a esta grande e maravilhosa família, um símbolo externo que os marca, mas que como a nossa querida MA dizia na mensagem que enviou a todos: "a entrada para esta família da qual já faziam parte" nada tem a ver com o uso de lenço! Tem a ver com "um caminho feito na alegria e humildade, sendo exemplo para outros!". No encontro disso mesmo, foram os seus padrinhos (escolhidos pelo exemplo que são para eles!) que lhes colocaram o lenço. E a partir daquele momento eram "oficialmente" Jovens Marianos Vicentinos, membros felizes de uma grande família!!!
No fim da Eucaristia, eles fizeram alguns agradecimentos. Felizmente, têm muitas pessoas a apoiá-los e não havia como não agradecer as ajudas, as presenças, os ensinamentos e o carinho de todos! Só assim se caminha na humildade: dando valor a quem está do nosso lado! Depois disto, o tempo voou, e a alegria era uma constante... Cantou-se o hino com garra e, pela 1.ª vez para eles, como membros da JMV ergueram bem alto a voz e o lenço, afirmando que são jovens, são grito e são gente que vive e sonha com uma igreja peregrina, com os olhos postos em Maria e Vicente! Depois disto, partiu-se, distribui-se e comeu-se o nosso lindo bolo, esteve-se com os amigos, com os utentes, recebeu-se e distribuí-se lembranças...
Já no local onde foi o almoço todos dançaram, comeram e trabalharam em espírito de verdadeira família! Eramos mais de 60 pessoas à mesa entre amigos e famílias e a felicidade era evidente! 
Imediatamente após o almoço, seguiu-se o momento mais esperado pelos membros mais velhos do movimento: o baptismo. Todos foram devidamente batizados e, aqui foram mesmo todos, eu e a outra animadora, a J., fomos rebatizadas e até um dos padrinhos teve direito a esta tradição do Sul! Os pais e amigos assistiram animados a este momento e no fim todos arrumamos a casa, lavamos e limpamos a loiça alegremente, como uma verdadeira família.
Ainda neste dia, fomos visitar o Senhor A., levar-lhe um pouco de comida e dizer-lhe com isto que, sendo vicentinos, nos lembramos muito dele!
Dia 29 de Novembro de 2015 foi de facto um dia muito importante na história da JMV Sobreiro e na construção da JENGA!!!

(As fotos chegam em breve!) 

Sem comentários:

Enviar um comentário