quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Um post dedicado a Ti ou um elogio à amizade!


Já escrevi por aqui inúmeros textos sobre mim, sobre os amigos, sobre ti e no fundo sobre a amizade, quer seja a nossa ou outra que se pareça... Mas, há momentos em que - sinto - só as palavras eternizam aquilo que, muitas vezes, não há tempo para fazer chegar de outro modo. 
Constatei, ao longo do tempo, que tenho a sorte de possuir na minha vida pessoas que são simplesmente únicas, pessoas insubstituíveis, maravilhosamente marcantes e eternas (mesmo que não seja em presença física)! Refiro-me a ti,"meu parvo preferido", às amigas e quase irmãs (são-o de coração!) TM e RE e a mais um ou outro amigo/a que fecha o rol de uma mão bem cheia de Pessoas Especiais para mim...
As pessoas mais especiais, mais importantes e mais "tudo" para mim surgiram assim "do nada", quando eu menos previa, sem dar por isso já estavam e, aos poucos, foram conquistado não só um lugar devagarinho, mas toda uma importância ímpar na minha vida. Essas pessoas (engraçado!) foram ficando comigo de forma simples e discreta, não vieram abanar e revolucionar, não se tornaram "unha com carne" de uma só vez, não marcam presença sempre e a todo o momento, não preencheram dias e dias comigo e, sobretudo, só comigo! Não ligam a toda a hora, não enviam dezenas de mensagens diárias (embora às vezes aconteça!), não estão só para ti! Essas pessoas simplesmente estão e são. 
Já o disse por aqui um milhão de vezes mas se há coisa que dou muito valor é mesmo à amizade. E, se há algo que nunca esqueço são os verdadeiros amigos. Independentemente do lugar, tempo ou espaço que ocupam ou ocuparam na minha vida, um verdadeiro A-M-I-G-O é para sempre! Não há distância, tempo ou espaço que separe! Por isso, e tendo em conta a dimensão de certas amizades na minha vida, às vezes sinto-me a pessoa mais feliz do mundo. Que bom que é ter a Nossa Amizade!
A Ti, escrevo-te, de novo, para reforçar que não serão as circunstâncias forçadas de duas vidas que dadas todas as adversidades não podem "estar juntas" que te apagam do meu coração, da minha história de vida e do meu viver... Podes até desaparecer, mas as marcas deixadas essas ficam para sempre... Simplesmente por que sim. Porque só nós dois sabemos bem a nossa história. E porque essa é a história da nossa amizade! 
Se no inicio eu não sabia que por ti e contigo iria viver tanta coisa, conhecer tanto, partilhar as nossas vidas límpidas, alterar conceitos, pensamentos, valores, modos agir e tanto mais que nem sei... Hoje e agora mais do que nunca sei que, passados treze ou catorze anos (quantos são mesmo?) tinha que ser! A minha vida não seria tão sorridente se não existisses! Só tu consegues domar a tristeza, a carência e cansaço e sobretudo fazer-me sorrir tolamente. O tempo que partilhámos foi e será sempre maioritariamente positivo e, apesar da nossa história não ser cor-de-rosa, sei que não foi em vão que nos conhecemos. E que todas as coisas acontecem por uma razão... Acredito que há sentimentos que só contigo fazia sentido serem vividos numa primeira vez, que só tu me podias ter dado a conhecer certas coisas, que "deixar de pensar" para simplesmente viver é algo que só faz sentido a teu lado e que só contigo posso ser louca e arriscar coisas que, até te conhecer, nunca me passariam pela cabeça. Só tu e ponto. Mas tudo isto pode ser triste? Não. Porque entre amigos é assim: as coisas boas superam as menos boas, as alegrias consolam as dores e tudo o mais que não compreendemos guardamos no local onde a nossa amizade não termina: no infinito do bom que é "estarmos juntos"! E depois? Depois, logo veremos... um dia... quem sabe...
Há coisas que não necessitam de ser escritas: Tu és uma pessoa especial! E, nestes anos todos (que não sei precisar!), posso ter perdido oportunidades, não te ter dado o devido valor ou espaço, posso ter dito e feito coisas menos boas e até ter-te magoado... Mas reconheço, com a transparência com que sempre me viste que, és mesmo muito importante, especial e único. De um modo, ou de outro és simplesmente, o amigo sempre presente, que me ouve e abraça nos momentos em que preciso... 
Recordarei sempre em mim um número incontável de conversas, murmúrios "intimamente partilhadas em jeito de segredo", tantas e tantas coisas que ficam só entre nós dois, coisas próprias de uma amizade única, só nossa e para lá de impossível de se repetir... Recordarei não só conversas mas tudo o mais que conseguimos partilhar: os segredos, os momentos que são só nossos, a amizade inimaginável, as noites perdidas em busca do caminho certo para o mesmo restaurante de sempre, os dias de aniversário que não foram partilhados, a inquietude de mensagens trocadas, as apostas e as muitas dívidas (as saldadas, as perdoadas e até as esquecidas...), os encontros e desencontros numa impossibilidade que me consome por não haver tempo que baste para esta nossa amizade...  
Recordo-te muitas vezes (tal como acontece com todos aqueles amigos e amigas que amo de coração) e, quando a distância aumenta e a saudade dilacera o peito fica a certeza que o tempo passado juntos foi e é sempre muito bom. E que, na próxima vez, assim será...  
Talvez por não estar muito habituada, não imaginei nunca que a minha vida pudesse ser preenchida por amizades que se eternizam no tempo... Tu, sem qualquer dúvida, és uma dessas amizades, um Amigo que foi permanecendo ao longo de tanto tempo e que hoje não creio que possa sumir da minha vida... Não me parece fazer sentido. Tu estás e vais estar sempre... Até quando permanecerás do mesmo modo que estás hoje? Não sei, logo veremos... um dia... quem sabe...
Tu, conheces-me bem, quase em exclusivo, gostas do que escrevo e do que sou (mesmo carregadinha de defeitos!), tens a sorte - ou talvez o azar! -  de me conhecer para além daquilo que eu mostro aos outros, de saberes o que sinto, o que me agrada, o que me afeta e desarma. Consegues fazer-me sorrir, ficar furiosa, zangada... Mas nunca ao ponto de interferir com o que sinto em relação a ti. Até nos "nossos piores erros" sabemos sempre como fazer para que o outro possa levar com o impacto da menor forma possível... E por isso, por aquilo que és, pelo que somos juntos, pela amizade e por tudo: Obrigada!!! Já alguma vez te disse que és um parvo? O meu parvo preferido???
Ter-te como amigo é o maior e mais verdadeiro elogio que posso fazer à amizade! 
Mas, poderia fazê-lo com qualquer uma das outras pessoas que referi em cima? Sim. Claro que podia! As palavras, adaptando os sentimentos, as memórias e as histórias adaptam-se também a Elas mas, hoje quis voltar a falar de ti! Faço-o pela 3.ª vez por aqui, faço-o em jeito de agradecimento e elogio àquela que é das minhas mais preciosas amizades!

Sem comentários:

Enviar um comentário