segunda-feira, 15 de maio de 2017

#2 Aos fins-de-semana acontece!

Mais um fim-de-semana grande e em grande!!! E, arrisco-me mesmo a dizer, que o maior de todos nos últimos tempos!!!
Mas, por muito que possa dizer sobre o mesmo, aviso já que é indescritível, não tenho as palavras certas para chegar sequer perto daquilo que vivi e senti este fim-de-semana em Fátima! Sim, estive em Fátima. Estive com o Papa. Vi o papa de perto. Estive com Nossa Senhora e encontrei a Paz e a Esperança! Fui, sobretudo, peregrina da esperança e da paz. Sarei uma ferida. E estou pronta para perdoar. Mas, vamos por partes então...


Quinta feira à noite foi mega louca: fazer uma mala mínima com TUDO lá dentro, ir às compras 2 e 3 vezes porque me esqueci sempre de qualquer coisa importante, tipo do pão. Acredito que era do stress! Mas a verdade é que depois de tudo pronto também não estava fácil de dormir. Já passava das 01:30h da manhã de sexta quando apaguei a luz e coloquei o despertador para as 05:30h! Na hora do despertar, recebia também uma mensagem com a imagem de amigos que já se encontravam no santuário. "ok vou ficar do lado de fora!" primeiro pensamento! "Só dormi 4 horas e se calhar nem vai valer a pena", pensamento seguinte... E depois a chuva que caiu durante a noite era assustadora e ainda havia previsão de mais chuva e... e tantos "is"... Mas pronto contrariando tudo lá saí de casa já com um ligeiro atraso (coisa habitual nas minhas rotinas!) apanhei o J. e pelo caminho também a I.B. e fomos quase os primeiros a chegar.
A partida para esta aventura, com o grupo quase desconhecido, deu-se na Ericeira e já estava prestes a acontecer! Um pequeno guião de oração nos acompanharia e agora era apenas fazer-nos ao caminho! Rumo a Lisboa, apanhamos o comboio para "Chão de Maças" e depois daí fizemo-nos literalmente aos caminhos... E foi mesmo fazer caminho!!! Neste caminho houve tempo para tudo: para comer, rir, meditar, conversar, rezar, silenciar, partilhar, repensar na vida, tomar decisões e sobretudo encontrar as razões para "ainda" valer a pena estar neste Caminho! Uma breve conversa com o Pe TF ajudou bastante a perceber que há coisas que temos mesmo que retomar e fazer. (E eu vou fazer!) A tarde custou um bocadinho mais e houve momentos em que caminhei sozinha propositadamente para puder rezar e rezar e rezar e... e enfim encontrar aquilo que já só encontrei no Santuário: o abraço da Mãe!


Na entrada em Fátima o grupo estava partido em dois. Os que caminhavam mais devagar, à tarde perderam-se e seguiram outro caminho. Por isso esperamos por eles nas traseiras da igreja onde os pastorinhos e hoje Santos de Fátima (Jacinta e Francisco) foram batizados. A mesma igreja para onde o Francisco fugia, não indo à escola,  para estar a fazer companhia ao "Jesus Escondido". E eu, por breves momentos, fiz o mesmo! E foi tão bom...


Depois o grupo voltou a ser um só e já de novo a caminho, com o santuário a cerca de 15/20minutos, avistamos o helicóptero do papa, vimo-lo pousar não muito longe do local onde estávamos e a certeza de que já não estaríamos no santuário ao mesmo tempo que Ele nesse momento foi total! Mas, porque estávamos numa terra abençoada, um policia diz-nos que O podíamos ver numa estrada um pouco mais à frente! E foi assim mesmo que aconteceu... Esperamos um bocadinho junto às grades, conversei um pouco com uma senhora que nitidamente não estava ali pelos mesmos motivos que eu e depois lá vi, bem de pertinho o Papa Francisco. Este é o 2.º papa que vejo pessoalmente e em circunstâncias muito idênticas, mas garanto que a felicidade de estar com o seguidor de Pedro será sempre única! Fiquei mesmo feliz e, achei - erradamente - que só por aquilo, por ter visto de perto o Papa, já tinha valido a pena! Continuamos o caminho e, mais à frente fomos impedidos de avançar e assim acabamos por voltar a ver o Papa. Algum aperto e, momentos depois estávamos finalmente a entrar no santuário...


Só quem caminha para Fátima, principalmente disposto a fazer caminho, é que sabe o que se sente quando lá chegamos. Quando chegamos junto da Mãe! Podemos estar cheios de dores, cansados, exaustos, doridos, cheios de feridas da alma e do corpo... mas tudo passa quando A vemos, quando Ela nos abraça! E, inesperadamente, Ela de facto, desta vez abraçou-me mesmo!!! Com um dos melhores abraços que já recebi na vida... (E eu até sou uma pessoa que abraça bastante!) Nossa Senhora, mandou-me um daqueles abraços que se sabe (e sente) que só podia ser assim, sinal de que nunca estive ou estou sozinha, sinal de que as coisas acontecem simplesmente porque "tem que haver quem sofra" e sinal de uma marca fiel para quem, agora sabe, que foi ouvida pelo caminho... Estávamos à procura de um lugar para 40 pessoas, quando avisto um grande e especial amigo (Pe JS), que me dá um abraço "triplo" que me encheu de um misto de felicidade, paz, esperança, conforto e gratidão que não consigo sequer descrever... Foi a certeza de que agora sim, tinha valido a pena! A Mãe tinha-me acolhido "em seus braços" através daquele que não só é um grande amigo, mas sobretudo um grande pastor na igreja do Seu Filho!!! Houve depois hipótese de falar um pouco mais com esse amigo, de lhe contar das minhas coisas, da minha vida, das minhas dores, dos meus medos, das minhas crises de fé, dos meus anseios enquanto grande pecadora num caminho que nem sempre sinto ser o meu... E de perceber que estava pronta para fechar uma ferida e para perdoar! Nem sei se ele percebeu o bem que me fez...
Depois durante aquele fim de tarde e noite consegui encontrar e, sobretudo, reencontrar um monte de amigos, espalhados por este país fora e de receber e dar alguns abraços que não só selam amizades, mas sobretudo transmitem a tal paz e esperança que os "verdadeiros peregrinos de Fátima" tanto anseiam, desejam e proclamam... Entre os que se preparam para abraçar o caminho do sacerdócio (RS e o AV - uma novidade muito feliz!!!), aos que se estreiam no matrimónio, ainda consegui encontrar um amigo que já não via desde 2011... E, tal como o próprio dizia, "que bonito encontrarmo-nos aqui!"... Estes são também sinais de que o caminho nunca é feito individualmente, não estamos nunca sozinhos, para além de Maria e Jesus, há também pessoas que fazem caminho connosco... independentemente do lugar ou tempo em que caminham.
A noite e o dia seguinte foram tão mágicos, belos e cheios de paz e esperança... com uma felicidade singela e tranquila, que me levavam à exaustão dos sentimentos... As palavras do papa foram todas extremamente marcantes, as emoções estiveram muitas vezes à flor da pele e também a escorrer pelos olhos... E foi tudo tão bom! O "acordar" ao som dos passarinhos, o estar naquele local, o ouvir as histórias simples de vida dos pastorinhos, o puder estar naquele local sagrado a assistir a tudo aquilo, o cansaço e a certeza desta fé tão mais forte após a queda... Foi tudo importante, bom, necessário e apaziguante... Foi um fim-de-semana onde me reencontrei comigo, com o que sou, com o que Jesus me pede a cada difuldade, com a certeza de que "tenho uma mãe" que me segue no caminho. Foi o encontrar na paz e na esperança a simples certeza de que "Tu não fizeste nada!" mas, que Jesus me pede muito, me pede tudo! E por isso tenho, muitas vezes, também que sofrer... tal como no caminho... passar pelas dores, pelo esforço, pelo cansaço... e sobretudo, pela sensação boa de ser abraçada a cada chegada, a cada reencontro!
O retorno a casa foi molhado e abençoado, tal como nas JMJ! E o domingo foi tranquilo, entre a catequese, as longas conversas e o muito descanso!

E algumas fotos...
Não tirei muitas, porque estive sempre mais que fazer... :) Em resumo: estou em paz e feliz!








Sem comentários:

Enviar um comentário